Empréstimo Caixa Tem: existe opção para negativado?

A Caixa Econômica Federal, reconhecida como uma das principais instituições bancárias do Brasil, apresenta uma alternativa de crédito especialmente desenhada para indivíduos que enfrentam restrições em seu CPF. 

Normalmente, tais pessoas encontram barreiras significativas ao tentar obter empréstimos ou realizar financiamentos devido às suas limitações de crédito.

No entanto, a solução oferecida pela Caixa, denominada empréstimo Caixa Tem para negativados, surge como um fôlego para esses indivíduos. 

google.com, pub-8259778729399199, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Este programa de crédito exclusivo proporciona a oportunidade de adquirir valores de até R$ 1 mil. Contando com condições especiais de pagamento, o que pode facilitar a vida de quem está com o nome “sujo” no mercado.

Em primeiro lugar, é possível fazer empréstimo mesmo negativado?

Com certeza, a possibilidade de obter um empréstimo estando negativado é uma realidade que tem despertado muitas dúvidas nas pessoas com restrições em seu CPF.

Historicamente, ter o nome sujo no mercado era quase sinônimo de portas fechadas quando se tratava de crédito. 

No entanto, o cenário atual mostra-se mais favorável. Hoje, existem várias instituições – de bancos tradicionais e financeiras a startups e fintechs – que estão disponibilizando crédito para quem está com o nome sujo de uma maneira menos burocrática. 

Além disso, muitas dessas instituições estão recorrendo à prática de garantias para minimizar o risco de inadimplência, tornando os termos do empréstimo mais acessíveis para os solicitantes.

A Caixa faz empréstimo para negativados?

Há, de fato, algumas opções de crédito no mercado que não requerem a garantia de um bem. E o programa Caixa Tem é um exemplo disso.

Esse programa foi concebido pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de potencializar o poder de compra da população e, assim, injetar mais dinheiro na economia. 

Uma necessidade quando consideramos que, segundo dados do jornal O Globo, aproximadamente 64 milhões de brasileiros estão com o nome negativado.

O contexto de pandemia agravou esta situação, contribuindo para o aumento significativo desse número. 

Entre esses milhões de brasileiros, um contingente relevante é composto pelos MEIs, os microempreendedores individuais, que optaram pelo empreendedorismo como uma via para garantir a subsistência.

Porém, com o agravamento da crise econômica, muitos desses microempreendedores não conseguiram honrar com os seus compromissos financeiros. Fazendo com que os índices de inadimplência escalassem de maneira preocupante no país.

Nesse cenário, o programa Caixa Tem surge como uma alternativa de acesso a crédito, que pode ser utilizado tanto para investimento no próprio negócio quanto para a quitação de dívidas anteriores.

Do que preciso para pedir empréstimo na Caixa?

Para acessar o benefício do empréstimo Caixa Tem para negativados, é preciso preencher determinadas condições que funcionam como critérios de seleção.

Primeiramente, o solicitante não pode ter dívidas acumuladas que ultrapassem o valor de R$ 3 mil. Além disso, é preciso ter a intenção de empreender ou a vontade de formalizar a sua atividade laboral, transitando de pessoa física para a categoria de microempreendedor individual (MEI).

Caso o solicitante seja um MEI, há uma exigência adicional: é preciso comprovar que a empresa tem, pelo menos, 12 meses de atividade.

E além desses requisitos específicos, há a necessidade de apresentação de uma série de documentos. 

Para uma pessoa física, são requeridos documentos de identificação pessoal. Como a carteira de identidade (RG) ou a carteira de habilitação (CNH), e também o CPF.

No caso de um MEI, é necessário apresentar o cartão do CNPJ. E para ambos os casos, é preciso apresentar um comprovante de endereço. Esse pode ser residencial ou empresarial, para confirmar a localização do solicitante ou da empresa.

COMPARTILHE ESSE POST!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR