Spread Cobrado pelos bancos através do uso de seu Cartão de Crédito Internacional. Versão 2024

É bem provável que você já tenha ouvido falar na palavra spread relacionada ao ambiente financeiro. Esse termo em inglês, que pode ser traduzido como margem ou amplitude, é utilizado para se referir à diferença entre o valor de compra e venda de um recurso pelas instituições financeiras.

O spread está presente em contextos como Bolsas de Valores, mercado de crédito e empréstimos financeiros, e também na compra e venda de moedas, onde é conhecido por spread cambial.

O que é spread cambial?

Basicamente, o spread de câmbio é a diferença entre o valor que a instituição financeira ou casa de câmbio pagou pela compra de moeda estrangeira e o valor que recebeu por esse dinheiro na hora da venda ou empréstimo da quantia.

google.com, pub-8259778729399199, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ou seja, pode-se entender o spread como a diferença entre o câmbio comercial e o valor da moeda que é repassado aos clientes da instituição na hora de realizar uma operação financeira em moeda internacional. 

Dessa forma, se um banco ou casa de câmbio estiver negociando dólares a uma tarifa de R$ 4,50 para a compra e R$ 4,70 para a venda, a taxa será de, aproximadamente 4,45%; percentual de diferença entre os dois valores.

O que é spread cambial de compras internacionais?

Ao fazer uma compra internacional, o cliente precisa arcar com a cobrança de tarifas de conversão cambial e impostos que incidem sobre o valor do produto ou serviço adquirido. É importante saber quais as boas práticas de compra no exterior em dólar, pois o preço do produto pode variar de acordo com a cotação da moeda estrangeira no momento da compra. 

Nesse caso, o spread cambial é a diferença entre o câmbio oficial do Banco Central e o câmbio cobrado pela instituição financeira que o cliente utiliza para fazer a compra.

Assim, quando faz uma compra fora do país usando um meio de pagamento brasileiro, o consumidor precisa arcar com a diferença entre o câmbio do Banco Central e do seu banco, o que eleva o custo final do produto. 

Abaixo a classificação do Spread cobrado por cada instituição financeiro através do seu cartão de Crédito


Desde terça-feira, 2 de janeiro, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de câmbio no Brasil caiu para 4,38%, um ponto percentual abaixo dos 5,38% que incidiram sobre as transações em 2023. A alíquota seguirá caindo um ponto por ano até o dia 2 de janeiro de 2028, quando será extinta, de acordo com o compromisso firmado no decreto nº 11.153, de julho de 2022. Esta é uma exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a entrada do país na entidade.

Mas o prazo para a redução gradual do IOF, a um ponto por ano até 2028, pode parecer distante demais para as operadoras brasileiras de câmbio.

Mudança do IOF até 2028

5.38%……..2023…..IOF …………….Início

4.38%……..2024…..IOF…………….Atual ano

3.38%……..2025…..IOF

2.38%……..2026…..IOF

1.38%……..2027…..IOF

0.00%……..2028…..IOF


APROVEITE NOSSO CLUBE EXCLUSIVO DE VIAGENS PARA O ANO DE 2024

Cliquei aqui e aproveite nossos recursos EXCLUSIVOS de ser uma MEMBRO ALTA RENDA


Leandro Vieira, um dos maiores canais de bancos e cartões do Brasil. Há mais de 7.5 anos com o Canal Cartões de Crédito Alta Renda no YouTube. Especialista em Bancos, Cartões, Limites, Score, Milhas, Viagens. Tudo que você quiser aprender de graça sem cobrar nada por isso, você aprende aqui em nosso canal. Saiba mais click aqui

Caso você queira saber mais sobre o mundo de bancos e os melhores cartões, entre para nosso seja membro do canal do Youtube aos níveis : Iniciante Alta Renda, Pleno Alta Renda, Ama Alta Renda e Black card de Luxo por este link e Grupo WhatsApp. Além de parceiros de várias instituições que indicamos.

Para mais informações acesse o nosso Canal Cartões de Crédito Alta Renda, inscreva-se e acompanhe nossas LIVES diárias além de vídeos exclusivos todos os dias. Deixe seu comentário e inscreva-se na lista VIP Alta Renda Blog. #altarendablog

IMPORTANTE:

Importante destacar que todo o conteúdo abordado neste espaço é apenas para fins didáticos e informativos. Não se trata de compra e venda de contas, cartões ou quaisquer serviços bancários ou de outro caráter. Portanto, reforçamos que todo o conteúdo aqui apresentado tem apenas a finalidade de informar e auxiliar nossos leitores, nunca incentivando ou promovendo ações ilícitas.



Fonte: Alta Renda Blog

COMPARTILHE ESSE POST!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR